Saudade do Saci

Publié le 04/11/2010 à 13:47 par minhavida
Saudade do Saci

Feliz Dia do Saci para todos! ( mesmo que um pouco atrasado )

- para saber mais sobre o Saci: www.sosaci.org ( SOSACI - Sociedade dos Observadores de Saci )

Saudade do Saci

Noutro dia, eu vi um redemoinho de vento varrendo a terra e levantando as folhas e pensei :

Olha, é o Saci !  - mas que nada, não…Não era o Saci, não !Aqui onde eu moro não tem Saci – aqui não é terra de Saci !

Aqui é um lugar bonito, viu ! Cheio de coisa linda pr’a se visitar e olhar com aqueles olhos arregalados e surpresos de tanta beleza, mas falta o Saci, falta a Cuca e num tem nem a Boitatá – que é aquela cobra brilhante que eu tinha medo quando era criança… E sabe, eu tenho saudade até da Boitatá que me dava tanto medo… E agora, só de escrever desses espíritos da floresta, meus olhos enchem d’água… Será que chorar de saudade do Saci, da Iara é coisa de caipira, sô ?

Mas aqui, nessa cidade de outro lugar do mundo, tem sereia sim !Mas a gente daqui também não acredita nelas e diz que tudo é lenda. Eu só acho que essas pessoas apenas cresceram demais, ficaram muito sérias e deixaram de ver… Bom, vamos voltar pras sereias e olha, as sereais desse lugar de fazer biquinho ao falar são danadas de bonitas também  - mas não são a nossa Iara .

A Iara… Aí que saudade de escutar seu canto que nunca ouvi, de ver seus desenhos nos livros de contos ( feito quando eu era criança ) onde seus cabelos compridos caíam pelo seu corpo e onde ela aparecia sempre sorrindo ! Que coisa, né ! No Brasil, na terra da gente, até as sereias sorriem ; aqui elas são lindas mas sempre sérias ! Uai ! A Iara é esperta ; ela descobriu que parte de sua beleza também vem do sorrir…

Minha filha ( que também tem o nome de uma sereia dessas terras ) conhece o Saci, a Cuca, a Iara mas não tem medo deles não. Ela gosta deles todos e principalmente da Cuca que ela diz ser engraçada. Quando eu era criança, minha mae me dizia : « Olha que a Cuca vai te pegar ! » Mas minha filha diz que só tem medo de aranha e que a Cuca faz ela rir ! Acho que a Cuca evoluiu : na minha geraçao ela dava medo às crianças e hoje, a Cuca as divertem !

Estamos longe do Brasil, mas eu sempre falo desses amigos da terra, da Natureza para minha filha que é para ela também tê-los em seu coração. Com muita sorte, ela vai crescer e vai se dar conta que eles sempre existiram e que eles não eram coisa da imaginação não… Eles são « bicho do mato » de verdade – verdadeiros feito doce de abobora saindo da panela quentinho e que a gente come feito sonho mas que é uma deliciosa realidade.

O redemoinho passou. Ele era só isso : um redemoinho.Ele levou as folhas pro alto mas não brincou com elas e é assim : quando a gente vê que as folhas não riem, que não há festa no ar, a gente logo sabe que não há Saci pois Saci sério é Saci doente ou Saci demais de triste…

Quem sabe, logo que eu pegar o avião e ir lá pr’a minha gente, cheirar o perfume da minha terra e andar pelas matas, eu encontre um redemoinho daqueles bem doidinho de até querer levar a gente junto e nessa hora, com certeza, eu vou saber que encontrei um Saci feliz fazendo mais uma de suas travessuras.